A preocupação com a preservação do meio ambiente tem sido pauta em vários segmentos. No setor gráfico não poderia ser diferente. Muitas empresas têm deixado de usar o plástico na produção de embalagens para investir em materiais recicláveis ou que se decomponham com facilidade na natureza.
O Guia de tendências de design do Behance para este ano destaca os materiais naturais como opção para embalagens. Madeira, couro, papel reciclado e papelão com uma gramatura mais alta, estão entre os exemplos, trazendo ideias inovadoras que estimulam o “zero desperdício”.
Entre as tendências para o mercado gráfico, o Behance chama a atenção para as embalagens biodegradáveis que germinam – podem ser caixas, cartões, crachás, convites e uma gama de formatos – que, ao invés de serem jogados fora, viram flores ou hortaliças. É só picar a embalagem, plantar e regar.
O que acha de investir nesse material e apresentá-lo como opção para os clientes de sua gráfica? Você também pode investir em sacolas, copos e canudos de papel personalizados,ampliando seu portfólio de produtos.
Mas não se esqueça de que o apelo sustentável também precisa ser levado em conta nos seus processos de impressão. Neste caso, vale ficar atento ao descarte e desperdício de materiais dentro da sua gráfica, ok?