Ao contrário do que muitos pensam, os meios de impressão digital e offset estarão cada vez mais integrados. Mesmo que os computadores, smartphones e outros gadgets facilitem o acesso às informações por meio da internet, muitas empresas vão continuar investindo em materiais impressos para chamar a atenção e se comunicar com o público.
Isso porque impactar as pessoas no online tem sido cada vez mais desafiador. O número de informações publicadas em um site ou rede social é muito grande e a chance de passar despercebido é maior.
Para chamar a atenção com o impresso e o online, muitas empresas têm investido na realidade aumentada para integrar as duas mídias e oferecer ao público uma experiência diferente.
Ao usar um aplicativo e apontar a câmera do celular para uma página impressa, um anúncio pode criar vida. A planta de um apartamento pode ganhar dimensões e um carro pode “sair” andando pela página, por exemplo. Criatividade não falta para integrar essas duas mídias!
Segundo o estudo Global Print 2025, realizado pela Quocirca em 2017, 76% das pequenas e médias empresas entrevistadas ainda confiam na impressão e 66% acreditam que continuarão dependentes do meio impresso em 2025.
Ainda de acordo com a Quocirca, o mercado de impressão continuará se reinventando. Isso irá exigir dos fabricantes e das gráficas produtos mais atraentes, diferenciados e relevantes.
A transformação digital continuará como prioridade na maioria das empresas, porém, cabe ao mercado gráfico criar produtos e serviços que transformem o impresso em um complemento para o digital.
A tecnologia também será vista como aliada do mercado gráfico por conta da inteligência artificial (IA). Cada vez mais veremos impressoras inteligentes, com capacidade de reconhecimento de voz, tornando o processo de impressão mais ágil.